Turmas
Na Educação Infantil Waldorf temos liberdade para mesclar as idades, proporcionando um ambiente com riqueza e variedade de faixas etárias, que amplia as experiências, aprendizados e relações entre as crianças, ou seja, em vários momentos de integração diária, elas convivem entre si e vivenciam experiencias com diferentes faixas etárias.
Berçário – de 0 a 2 anos
O bebê necessita, nessa fase de desenvolvimento, da assistência do educador, pois é necessário criar uma rotina (ritmo diário) que o permita ativar-se a partir da experimentação própria, conquista autônoma de movimentos, descoberta do próprio corpo e do ambiente. As necessidades básicas como a alimentação, higiene, sono, afeto e atenção são atendidas com muito zelo. Nessa fase é preciso que o bebê receba o olhar atento do adulto, que dá testemunho e significado às suas conquistas.
Maternal – de 2 a 4 anos
A proposta pedagógica para o maternal consiste em manter um ritmo diário saudável, assim, os cuidados básicos são realizados sem pressa, adquirindo autonomia para vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes, lavar as mãos, calçar-se, desfraldar-se, refinando a motricidade e o equilíbrio e criando vínculos. Tudo isso leva tempo e é preciso que o adulto transmita calma, confiança e apoio amoroso.
Faz parte das atividades oferecidas a contação de histórias, rodas de música, o preparo das refeições, arrumar a mesa, regar as plantas, varrer e limpar a sala, para que se sintam valorizadas, além de aprenderem a importância de manter os espaços limpos e organizados.
Jardim de infância – 4 a 6 anos
Nessa turma, o educador de referência alterna as atividades pedagógicas dirigidas com o brincar livre. Nessa fase o falar, o pensar, o sentir, a atitude, o gesto, a prática do educador são essenciais para o processo de aprendizagem, pois as crianças imitam o adulto ampliando seu conhecimento de mundo e suas próprias conquistas. No jardim os trabalhos pedagógicos são bem estruturados, com ritmo e horários para ocorrerem. O lúdico e a fantasia são inseridos em todos os momentos. Há o resgate dos contos de fadas, brincadeiras populares, rodas e muito brincar livre. Algumas habilidades também são adquiridas como a coordenação motora ampla e fina, os sentidos, a concentração, a linguagem oral, a orientação espacial, a lateralidade e a socialização. O eu, o outro e o nós é visto com muito cuidado com as crianças nessa faixa etária que interage, brinca, imagina, fantasia, deseja, observa, narra e questiona.