Pedagogia Waldorf

A base pedagógica da nossa escola é a pedagogia waldorf, que, por sua vez, é baseada na filosofia da educação de Rudolf Steiner. A pedagogia waldorf traz a percepção de que somos todos diferentes, por isso, o educador tem o papel de ser o exemplo ao integrar as diversas realidades sociais, psíquicas e raciais, com harmonia e respeito. Dessa maneira, os adultos e crianças que por ali permeiam, vão descobrindo que todas as raças constituem a nossa riqueza cultural. Rudolf Steiner apresenta o ser humano com distintas capacidades em decorrência da individualidade de cada ser humano, que deve ser, sempre, preservada.

Fundamentada no conhecimento do homem e seu desenvolvimento nas suas diferentes fases da vida, a Pedagogia Waldorf compreende a criança em todas as suas dimensões: como um ser que possui corpo físico, alma e espírito.

 Uma pedagogia que potencializa as capacidades individuais para querer aprender ao longo da vida, que respeita a integridade do ser em todas as circunstâncias da existência, que alimenta o amor pela Terra e por todas as formas de vida, que fortalece os sentimentos de gratidão, desenvolve a sensibilidade artística e reconhece nas diferentes culturas a contribuição para aquilo que somos hoje.

Nessa abordagem, as práticas e ferramentas de ensino são adaptadas para cada fase do ser humano, mas com princípios em comum:

  • Desenvolvimento integral;
  • Educação para o futuro;
  • Cooperação;
  • Respeito mútuo;
  • Integração com a natureza.

    Nos primeiros anos da educação infantil procuramos oferecer oportunidades para a criança participar, explorar e expressar-se no ambiente educativo. Aspectos como cuidados, sono, alimentação, brincar livre, ritmos, contos, rodas, canções, musicalidade, vivências artísticas, trabalhos com as mãos, organização do espaço, tempo e materiais são parte do cotidiano da criança na Educação Infantil Waldorf.